Google

PUB

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O jogo tradicional na sala de aula

Os Jogos Tradicionais podem e devem ser usados desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e mais. E terá que o Professor escolher bem o jogo em função do objectivo para a aula. A escolha do jogo é muito importante e deve-se ter em conta alguns detalhes:
- Na selecção dos jogos leve em conta o conjunto de suas características: o tipo de raciocínio envolvido, a habilidade e atitude psicológica necessária, o conhecimento específico que o jogador deve ter.
- Prefira as versões mais simples às luxuosas do jogo, para que o valor esteja focado no processo de jogar.
- Ainda que planeje actividades com os jogos, deixe reservado também tempo para jogo livre. Pois a actividade dirigida, ainda que lúdica, é essencialmente diferente do jogo livre no que tange à atitude frente a actividade.
- Mantenha o desafio do jogo: crie situações-problema, jogos a serem continuados a partir de determinado ponto, novas aberturas, etc.
- Não esgote o interesse pelo jogo transformando-o em recurso para todas as actividades. Ou unidade de trabalho exaustiva de todas as disciplinas.
- Construa instrumentos de sistematização: anotações individuais ou colectivas sobre diferentes jogadas. Processos narrativos que permitam ao aluno “enxergar” seu processo de pensamento durante o jogo. Compará-lo a outros, a si próprio etc.
- Propicie a invenção de novas formas de jogar jogos conhecidos, modificando regras e materiais.- Varie o acervo. Conheça outros jogos tradicionais. Não tenha medo de conhecê-los ao mesmo tempo que seus alunos.
-Trabalhe também com jogos de resultado aleatório e discuta o que é perder, ganhar.
- Jogos tradicionais emergiram da vida quotidiana, portanto estão atravessados por temas de real interesse humano. Não receie abordá-los.
Para finalizar, é bom lembrar que para trabalhar com jogos é necessário que o professor encontre, ele próprio, prazer na actividade lúdica. Brincar é talvez um dos mais característicos atributos humanos. Para muitos autores a actividade lúdica está na origem da cultura humana. Mais que uma actividade, o lúdico é uma atitude diante da vida. É o reconhecimento do valor inerente do prazer de pertencer a esse enorme tabuleiro em que ganhamos, perdemos, jogamos e aprendemos, sempre.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você